Decisão foi tomada nesta 6ª,Também deixou Foro de SP


O PSB (Partido Socialista Brasileiro) decidiu expulsar o deputado Átila Lira da legenda e suspender as prerrogativas partidárias de outros 9 deputados. O Diretório Nacional da sigla se reuniu nesta 6ª feira (30.ago.2019) e decidiu ainda deixar o Foro de São Paulo.

PSB expulsa Átila Lira e pune outros 9 deputados por votar pela Previdência

Os congressistas julgados nesta 6ª votaram a favor da reforma da Previdência, contrariando a orientação do partido. No caso de Átila Lira, o relator, Domingos Leonelli, deu 1 parecer a favor à expulsão do congressista, porque o voto dissonante das determinações da sigla foi reincidente –o deputado também votou a favor da reforma trabalhista, em 2017.

Os outros 9 deputados não são reincidentes e por isso, a recomendação foi de suspensão das prerrogativas partidárias. Na prática, eles ficam impedidos de presidir comissões e encaminhar votações em nome do partido.http://www.psb40.org.br/noticias/psb-aprova-saida-de-foro-de-s-paulo-repudia-violacoes-dos-direitos-humanos-na-venezuela-e-defende-fortalecimento-da-csl/

PARTIDO DEIXA FORO DE SÃO PAULO

A sigla também decidiu deixar o Foro de São Paulo, grupo que reúne organizações de esquerda da América Latina.  As ações foram submetidas ao diretório nacional e chanceladas por 85% dos membros.

O partido também divulgou uma nota de repúdio  às “violações de direitos humanos praticadas pelo governo venezuelano de Nicolás Maduro”. O PSB considerou ações praticadas pelo chefe de Estado da Venezuela como “típicas de regimes autoritários”.

Além disso, lembrou que não participa dos encontros do Foro de São Paulo há anos e solicitou à coordenação da organização internacional que exclua o nome do partido da lista oficial de siglas integrantes que consta em sua página oficial na internet.

A legenda enfatizou, contudo, que é contrária e repudia veemente qualquer proposta de intervenção estrangeira na Venezuela. Também afirmou não reconhecer Juan Guaidó como presidente autoproclamado.

Com as informações do Poder 360