Quando o intestino não funciona bem, a rotina complica. Gases, dores abdominais e mau humor são alguns dos efeitos colaterais do problema. A ameixa é uma boa aliada nessas horas. Graças ao sorbitol, substância que atua com laxante natural, a fruta facilita a eliminação das fezes, fazendo o intestino funcionar.

Outras vantagens da ameixa são que ela tem poucas calorias e baixo índice glicêmico e pode ser consumida in natura ou em sucos e vitaminas. Bebidas com ameixa, como chá e água saborizada, são uma excelente maneira de obter os benefícios do alimento. Veja algumas receitas com este poderoso ingrediente:

Ingredientes:
– 3 ameixas secas;
– 1 xícara de água.

Modo de preparo:
Colocar as ameixas secas e a água na panela e deixar ferver durante cerca de 5 a 7 minutos, deixar amornar e beber o chá ao longo do dia.


Ingredientes:
– 1 copo de água;
– 5 ameixas secas.

Modo de preparo:
Picar as ameixas secas e colocá-las em uma xícara com água. Depois cobrir a xícara e deixar repousar durante toda a noite. Na manhã seguinte, tomar somente a água, aproveitando a ameixa para outra receita. Esta água também é uma boa opção para soltar o intestino de bebês.

Ingredientes:
– 1 kg de ameixas ainda com casca mas sem caroço;
– 1 envelope de gelatina sem sabor;
– Cerca de 300 ml de água;
– 4 colheres de açúcar mascavo ou adoçante culinário.

Modo de preparo:
Colocar as ameixas, a água e o açúcar numa panela e levar ao fogo médio durante cerca de 20 minutos. Após ferver, amassar um pouco a fruta cozida e depois adicionar a gelatina para dar mais consistência. Deixar no fogo por mais alguns minutos e, depois de atingir o ponto de geleia, deixar esfriar e guardar num recipiente de vidro. A geleia deve ser conservada na geladeira.

Ingredientes:
– 1 maçã grande;
– 4 ameixas maduras;
– ½ limão.

Modo de preparo:
Passar a maçã inteira e as ameixas no processador ou no liquidificador e depois adicionar o limão espremido. Adoçar a gosto.

Ingredientes:
– 10 morangos;
– 5 ameixas maduras;
– 1 laranja.

Modo de preparo:
Bater os morangos e as ameixas com um mixer e depois adicionar o suco de uma laranja.

(Com informações do portal Tua Saúde.)Metrópoles