Foto reprodução

Cada cristão deve seguir sua consciência sobre o sábado. Deus nos deu o descanso como uma bênção.

Guardar o sábado é um dos Dez Mandamentos (Êxodo 20:8). O sábado deveria ser um dia em que todos podiam descansar e renovar as forças. O descanso também estava associado a ter tempo para as coisas de Deus. O Antigo Testamento dá duas explicações para o sábado:

  • Foi o dia em que Deus descansou de criar o mundo – Êxodo 20:11
  • Para lembrar que Deus libertou os israelitas do trabalho opressivo no Egito – Deuteronômio 5:15

O sábado no Novo Testamento

O sábado era um mandamento para os israelitas. No entanto, o Novo Testamento não diz que precisamos guardar o sábado. Jesus trabalhava no sábado, curando pessoas e pregando (Mateus 12:10-12). Ele também não proibiu seus discípulos de fazer algumas atividades no sábado. Na igreja primitiva, os apóstolos deixaram cada um seguir sua consciência sobre guardar ou não o sábado.

Jesus explicou que o sábado foi criado como uma bênção, para nosso bem (Marcos 2:27). O objetivo não era obedecer à regra a todo custo mas ter o direito a descansar e a desfrutar das bênçãos de Deus. Mesmo debaixo da Lei do Antigo Testamento, havia situações em que era aceitável não guardar o sábado (Mateus 12:5-7).

Mais tarde, a igreja primitiva passou a se reunir ao domingo, que foi o dia quando Jesus ressuscitou. Entendendo a importância do descanso para a saúde física, mental e espiritual, os cristãos passaram a descansar no domingo. Para o cristão, ter um dia de descanso é um direito, não um dever.

O verdadeiro significado do sábado na Bíblia

“Sábado” em hebraico significa “dia de descanso”. O descanso na Bíblia é uma bênção. Hebreus 4:4-6 e Hebreus 4:9-11 explicam que o sábado simbolizava o descanso da vida eterna – descanso do pecado e do sofrimento. Aqueles que rejeitam Jesus e vivem para o pecado nunca conhecerão esse descanso.

O dia de sábado em si não tem nenhum valor especial mas aquilo que representa é muito importante. O Novo Testamento deixa claro que o que realmente importa é o coração. Devemos fazer tudo para a glória de Deus. Algumas pessoas guardam o sábado para Deus; outras pessoas guardam o domingo para Deus; ainda outras pessoas guardam um pouco de cada dia para Deus! – Romanos 14:5-6

Cada pessoa deve procurar a vontade de Deus para sua vida. Quer você guarde o sábado, quer não, respeite a decisão de outros cristãos (Colossenses 2:16-17). Guardar o sábado, ou outro dia da semana, é uma questão de consciência individual. O mais importante é ter tempo para descansar e focar em Deus.


CLIQUE AQUI PARA CURTIR A FRON PAGE DA MANCHETENET


Fonte:Redação Manchete Net/Resposta.com