As vítimas começaram a registrar boletim de ocorrência na última quinta-feira

Desde a quinta-feira (25) até o momento, o 4º Distrito Policial de Teresina registrou 35 boletins de ocorrência de usuários do Programa Bolsa Família que relatam não conseguir sacar o dinheiro na agência da Caixa Econômica Federal do Parque Piauí, na zona Sul de Teresina. Segundo os denunciantes, quando eles iriam realizar o saque do benefício percebiam que o saque já havia sido realizado. Com as denúncias, a Polícia Civil do Piauí passou a investigar a suposta fraude no pagamento do Programa Bolsa Família.

De acordo com a polícia, as vítimas afirmam que não perderam o cartão e nem deram para outra pessoa realizar o saque. Quando eles tentam realizar o saque na agência bancária são informados que o dinheiro já foi sacado. A suspeita é que o sistema da Caixa tenha sido violado, mas a Caixa Econômica Federal informou que não foi identificado algum tipo de atuação de hackers ou violação nos sistemas.

Ainda conforme a polícia, os saques estariam sendo realizados no estado do Ceará e que a investigação sobre uma possível violação no sistema do banco é de competência com a Caixa e com a Polícia Federal. Por fim, a Polícia Civil do Piauí acredita que caso a Caixa tenha sofrido um ataque no sistema, o banco é tão vitima da fraude quanto os beneficiários.

.A Caixa enviou uma nota de esclarecimento à imprensa informando que está colaborando com a polícia e que os casos que forem constatado saque fraudulento, o dinheiro será ressarcido aos beneficiários.

Veja a nota na íntegra:

A Caixa informa que a área de segurança do banco realiza o monitoramento e mapeamento de ocorrências, em colaboração com os órgãos de Segurança Pública competentes para apuração dos fatos e adoção de providências cabíveis.

Com relação ao caso apresentado, informamos que não foram identificados indícios de atuação de hackers ou qualquer violação nos sistemas de segurança do banco.

Eventuais contestações de saques podem ser formalizadas pelo beneficiário diretamente em qualquer agência da Caixa. Para os casos em que houver constatação de saque fraudulento, o beneficiário será ressarcido.

Destacamos que a Caixa realiza monitoramento das transações de pagamento de benefícios sociais com o objetivo de coibir eventuais ocorrências de fraude.

Outras informações sobre contestação de saque podem ser obtidas pelo beneficiário por meio do atendimento Caixa ao cidadão 0800 726 0207.

Fonte: Polícia Civil/com as informações do Piauí hoje