O período chuvoso propicia o aumento do índice de arboviroses (dengue, zika, chikungunya, e febre amarela) nas áreas urbanas. Pensando nisso, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Centro Norte, por meio de sua Gerência de Serviços Urbanos, tem redobrado os trabalhos de varrição, limpeza e capina em vários pontos da região.

As chuvas facilitam o acúmulo de água e o surgimento de criadouros dos mosquitos, assim o descarte irregular de lixo por parte da população é um facilitador para a proliferação dessas arboviroses.

Só no último mês de março foram recolhidos 3,9 mil toneladas de lixo, sendo 2,20 mil oriundas do descarte irregular. “Todos os dias estamos nas ruas redobrando a limpeza de diversos trechos da região, mas enquanto a população não perder o hábito de descartar entulhos e lixos em ruas e terrenos baldios, sempre haverá riscos para a saúde de todos”, declara o gerente de serviços urbanos da SDU Centro Norte, José Neto.

De acordo com o superintendente da SDU Centro Norte, Weldon Bandeira, a Prefeitura de Teresina tenta coibir esse depósito irregular de lixo através da fiscalização, aplicando multas nos infratores. “Só nas regiões centro e norte são gastos R$ 80 mil reais mensais com lixos e entulhos frutos do descarte irregular, um recurso que poderia ser investido em outras áreas e obras”, enfatiza.

O lixo domiciliar já é recolhido semanalmente nas residências, mas entulhos como restos de podas, móveis e madeiras devem ser levados até o Ponto de Recolhimento de Resíduos (PPR) mais próximo. Só nas zonas centro e norte da capital são 9 PPRs. Além disso, o cidadão pode denunciar pontos com descarte incorreto através do aplicativo Colab (disponível para celulares IOS e Android) ou pelo número (86) 3215-7465.Pontos de Recolhimento de Resíduos na região Norte:Rua Mato Grosso, entre as Ruas Jarbas Martins e Anísio Brito, bairro Ilhotas.Rua Prof. Fernando Marques, entre a Av. Alameda Parnaíba e Rua Amazonas, bairro Morro da Esperança.Rua Alcides Freitas, entre as Ruas Rui Barbosa e 13 de Maio, bairro Mafuá.Rua Mariano Gaioso com Avenida Ministro Sérgio Mota, bairro Santa Maria da Codipe.Avenida da Conquista (Francisco Nogueira), próximo ao Parque Ambiental do Res. Francisca Trindade, bairro Santa Maria da Codipe.Rua Manuel Aguiar com Rua Raimundo Vila Nova, bairro Mafrense.Rua Professor Oscar Clarck, ao lado do Cemitério Santo Antônio, bairro Buenos Aires.Rua Governador Arthur de Vasconcelos, entre as Ruas Roraima e Território Fernando de Noronha, bairro Aeroporto.Rua Desembargador Caio Oliveira com Avenida do Dique, Loteamento São José/Bairro Mocambinho.