A Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Centro Norte intensifica a supervisão das calçadas do centro de Teresina através de um mutirão de fiscalização. A partir desta semana, a primeira parte da atuação se concentrará nas áreas centrais da capital, e depois seguirá para o bairro Ilhotas e demais localidades da região norte.

O mutirão, que tem atuação direta das equipes de limpeza e fiscalização, tem o objetivo pedagógico de incentivar os munícipes a preservarem suas calçadas. Visto que, conforme prevê o Código de Postura do Município através da Lei n° 3610, é de responsabilidade dos proprietários manterem suas calçadas em ótimas condições.

“Vamos intensificar as notificações dos proprietários para que mantenham suas calçadas em perfeito estado de conservação, seja através de ocupações irregulares, descarte incorreto de lixo ou falta de urbanização. Daremos um prazo para os proprietários se adequarem, caso contrário, serão penalizados como prevê o Código de Postura de Teresina”, enfatiza o superintendente da SDU Centro Norte, Weldon Bandeira.

O superintendente também reitera que além do sentido pedagógico da ação, é importante reduzir os gastos com a limpeza pública, pois não é obrigação do município limpar calçadas e propriedades privadas. “Esses recursos gastos com descarte irregular poderiam ser investidos em outras áreas”, explica Weldon.

Lembrando que, além de serem feitas pelas equipes da SDU Centro Norte, as notificações também podem ser feitas pela própria população através do aplicativo Colab ou pelo telefone (86) 3215-7465.