Para sensibilizar, orientar condutores de veículos e despertá-los para a necessidade de práticas corretas com exemplos para os futuros condutores, foi iniciado nesta quinta-feira, 1, o projeto “De pais para filhos”. 

A iniciativa, que acontece nas proximidades de escolas de Teresina, é da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), por meio da Gerência de Educação no Trânsito.

A ação teve início na manhã desta quinta-feira, 1, com agentes de trânsito próximos a 16 escolas, onde acontece o projeto. Os agentes orientam condutores e fazem entrega de material educativo. O projeto será realizado de segunda a sexta-feira, durante todo o mês de agosto, no entorno de escolas do Centro e zona Leste, das 6h às 7h30, das 11h às 13h30 e no final da tarde, das 17h às 19h.

Nas proximidades desses locais foram colocadas placas educativas com frases que despertam para a necessidade de reflexão sobre as práticas corretas e para a necessidade de darmos bons exemplos para crianças e adolescentes.

Apostando que o exemplo pode ser a melhor ferramenta de educação, o administrador de empresas e pai de aluno de uma escola no Centro, Benedito Martins, acredita que com essa iniciativa será possível mostrar ao pais que os filhos necessitam também de bons exemplos no trânsito. “É uma excelente iniciativa. O exemplo educa muito mais que só mostrar e falar. Quando eu abro a porta do carro para meu filho descer ou entrar em lugar proibido, eu não estou dando bom exemplo”, comenta.

A gerente de Educação no Trânsito, Samyra Motta, que coordena a campanha, ressalta que a conduta correta é a melhor forma de educar. “Temos a intenção de orientar e organizar o trânsito para que todos possam ir e vir como é de direito. Pedimos que os pais e demais condutores colaborem não estacionando em locais proibidos, não parando em fila dupla. Queremos um trânsito melhor e mais seguro para todos”, diz.

O agente de trânsito Ricardo Braga, que participa do projeto, comenta que diariamente verifica condutas erradas no trânsito. “Investir em orientação é essencial para que o embarque e desembarque perto das escolas sejam em locais permitidos, para que o trânsito possa fluir bem para todos”, diz.

 

Ascom Strans