Teresina é a capital do nordeste que tem a menor curva em casos da Covid-19, é o que mostra grafico

O secretário municipal de Governo Fernando Said divulgou, na manhã deste domingo (03/05), o gráfico abaixo.

Trata da evolução dos casos de coronavírus nas capitais do Nordeste e Teresina, juntamente com Salvador (BA), possui a menor curva. Confira:

Segundo Fernando Said, isso se deve às várias ações implementadas pela Prefeitura Municipal de Teresina. “Serve para termos uma noção de quanto está valendo o esforço e o trabalho feito, e do quanto as medidas que estão sendo adotadas estão dando certo”, afirmou Said.

Segundo ele, não é ainda motivo para se comemorar, mas demonstrar que toda a luta que os teresinenses empreenderem fará com que Teresina combata da melhor forma possível a propagação do coronavírus. “Ainda nos resta um bom tempo de luta pela frente, mas vamos nos manter firmes e convictos para ultrapassarmos os momentos mais críticos e voltarmos, de forma gradual, com segurança e no tempo certo a uma vida dentro de um novo normal”.

 

ISOLAMENTO SOCIAL AINDA ESTÁ LONGE DA META

Mesmo com decretos e determinações para que as pessoas fiquem mais tempo em casa e com gráficos como este acima, a PMT ainda tenta criar mais campanhas para que entendem a necessidade do isolamento social. Na última quinta-feira (30/04), foi registrada uma queda no índice de isolamento social em Teresina, encerrando abril com uma média de 43%. Esse foi o menor percentual registrado na capital nos últimos 30 dias. Os números ainda estão muito abaixo do percentual mínimo recomendado para diminuir a disseminação da Covid-19, de acordo com especialistas, que é de 73%.

Na quinta-feira da semana anterior, o índice registrado tinha ficado em 47%. Enquanto isso, o último boletim epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde, segundo atualização já na noite deste sábado (02/05), registrou 390 casos do novo coronavirus em Teresina, com 14 óbitos. O prefeito Firmino Filho lamentou a queda no índice de isolamento social e pediu que a população possa cumprir as orientações para evitar aumento no número de casos. “O momento é sério, requer cautela. Infelizmente as pessoas ainda não se convenceram da gravidade da situação. O isolamento é a nossa única arma para evitar o aumento no número de casos”, pontuou.

Os índices de isolamento vêm sendo observados diariamente através de um sistema de georreferenciamento de uma startup que monitora a localização de mais de 200 mil celulares na cidade. A empresa também utiliza ferramentas de marketing para enviar alertas para aparelhos das pessoas que moram nas regiões que mais vêm descumprindo o isolamento social. Os bairros com melhor desempenho nas taxas de isolamento são Frei Serafim, Novo Uruguai, Matinha, Areias e Brasilar, todos com percentuais entre 47,5% e 49,3%. Já os bairros Socopo, Novo Horizonte, Parque Juliana, Buenos Aires e Olarias apresentam percentuais mais baixos, variando entre 28,1% e 36,9% no índice de isolamento. Já são quase dois meses que a Prefeitura de Teresina tem implementado medidas que facilitem e incentivem a permanência das pessoas em casa, como o fechamento do comércio, suspensão das aulas e de eventos com aglomerações, alterações no transporte público, entre outras medidas.

 

 

Manchetenet/com/informações/outomeia