Themístocles e Hélio Isaias se reúnem na Assembleia e tentam chapa única

Os deputados estaduais Themístocles Filho (MDB) e Hélio Isaias (PP) se reuniram no início da noite desta segunda-feira (28) para tentar uma chapa única para a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Por uma hora eles tiveram um encontro a portas fechadas no gabinete do presidente. Participaram da reunião os deputados Fábio Novo, Flora Izabel, Francisco Costa, Franzé Silva, todos do PT, além de Dr. Hélio (PR), Oliveira Neto e João Mádison.

Hélio Isaias não falou com a imprensa, mas adiantou que houve avanços e que amanhã acontecerão novas reuniões. Após o encontro de hoje, o deputado Themísticles vai se reunir com seu grupo para saber como vai acomodar os progressistas e os petistas na chapa. O vice do emedebista até o momento é o deputado Dr. Hélio. A expectativa é que a chapa seja registrada nesta terça-feira.

Themístocles Filho informou que para fazer alteração na chapa precisa buscar entendimentos com todos. 

“Foi uma conversa normal entre os deputados de forma civilizada. Sempre busquei o entendimento. Palavra dada é palavra cumprida. Para a gente fazer modificações é necessário conversar. Entendimentos têm que ser com todos”, ressaltou.

O presidente da Assembleia disse ainda que têm vagas em abertos na sua chapa. 

“Desde o começo que a primeira Secretaria estava à disposição do PT e alguns cargos da mesa estão vagos para buscarmos um entendimento”. 

A possível chapa única começou a ser discutida após o anúncio da oposição de apoio ao deputado Themístocles Filho. O deputado Hélio Isaias estaria disposto a acertar um consenso, abrindo uma candidatura única do emedebista.

Por conta disso, líderes dos Progressistas e PT se reuniram nesta segunda-feira (28) definindo novas estratégias. O Progressistas não confirma a desistência do deputado estadual Hélio Isaias, no entanto, confirma reuniões com o parlamentar.

“Não houve desistência, vou me reunir mais tarde com ele”, disse o presidente do Progressistas, Júlio Arcoverde antes da reunião com Themístocles. 

Cidadeverde.com teve a informação que o MDB não fechou a chapa para a Mesa Diretora da Casa ainda. Os registros podem ser feitos a partir desta terça e vão até o dia 30.

O presidente do PT, Assis Carvalho, também confirmou reunião com Hélio Isaias ainda hoje. “Estamos dialogando. Tratarei com Hélio mais tarde”, disse ao Cidadeverde.com.

Chapa única

Após a reunião, Dr. Hélio ressaltou que não foi colocado em pauta a possibilidade dele desistir da vaga de vice-presidente da Assembleia Legislativa. 

“Não discutimos essa questão (desistir da vaga de vice-presidente). Nós somos uma indicação do PR na condição de primeiro vice-presidente. Tratamos de outras demandas e não colocamos isso em pauta neste momento”.

Segundo ele, há uma boa vontade dos deputados construírem chapa única. 

“Há um esforço no sentido de construir o consenso. O PR desde o início vem dando apoio a candidatura do deputado Themístocles, pois compreendemos ser o melhor para este momento. Todos nós desejamos única chapa e será fruto de resultado de diálogos e conversas”.