A solenidade teve início às 11h20 com a posse dos membros da Mesa Diretora.

Na manhã desta segunda-feira (01), foi aberta a 3ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A solenidade teve início às 11h20 com a posse dos membros da Mesa Diretora e em seguida foi a vez do presidente Themístocles Filho discursar. O governador Wellington Dias, de forma virtual, fez a leitura da mensagem anual.

Em seu discurso, Themítocles falou das dificuldades de 2020 com a pandemia do novo coronavírus. “Foram e ainda são dias de muita dor, sofrimento, angústia e perdas irreparáveis, se não tiver sido em nossa família como aconteceu com a minha, que perdi um genro ainda jovem e uma tia, basta olharmos para o lado e vamos ver alguém bem próximo a nós que perdeu um ente querido”, afirmou.

“Não sabemos o que nos espera no dia de amanhã, mas devemos agir com a responsabilidade de quem foi eleito para defender interesses e necessidades de milhões de nossos irmãos piauienses que esperam muito mais de nós”, completou o presidente.

Para Themístocles, a Alepi deve ir além das suas atribuições. “O Poder Legislativo não pode mais se limitar a aprovar ou reprovar leis, fiscalizações do executivo, propor emendas, ou outras atribuições, mas é nosso dever também como legítimos representantes da população ouvir ainda mais suas dores e aspirações, somos antes de tudo seres humanos, todos iguais”, declarou.

Mensagem do governador

Antes da leitura da mensagem do governador, foi transmitido um vídeo do balanço das ações do Governo do Estado em 2020 que iniciou com depoimentos de pessoas que tiveram a covid-19, de empresários contando como se reinventaram nessa pandemia e de aluno que teve que se adequar à nova modalidade de ensino, o remoto.

Wellington destacou o trabalho feito pelo governador durante a pandemia. “O Piauí fez três coisas: cuidamos da vida, seguindo a ciência pela saúde do social, sem descuidar da economia para não deixar nosso estado morrer de inanição financeira, declaramos guerra e ainda estamos em guerra contra um inimigo comum que é o coronavírus, um vírus letal. O trabalho em casa, a solidariedade e o novo papel da esfera pública nos fazem conviver com essa nova ordem mundial, e nos obrigam a modos de vida mais racionais e proveitosos para todos os povos”, declarou.

O deputado Nerinho foi quem deu posse aos membros da Mesa Diretora da Alepi que foram eleitos no dia 8 de dezembro quando Themístocles Filho foi reeleito presidente com 27 votos. Confira abaixo como ficou a composição da mesa:

Themístocles Filho (MDB) – Presidente; Flora Isabel (PT) – 1° Vice-Presidente; Coronel Carlos Augusto (PL) – 2° Vice-Presidente; Evaldo Gomes (SD) – 3° Vice-Presidente; B. Sá (PP) – 4° Vice-Presidente; Júlio Arcoverde (PP) -1° Secretário; Gustavo Neiva (PSB) – 2° Secretário; Franzé Silva (PT) – 3° Secretário; Oliveira Neto (Cidadania) – 4° Secretário.

Renúncia

Durante a abertura do ano legislativo, o deputado B. Sá, 4º vice-presidente, anunciou que renunciaria à vaga por conta de norma da OAB. “Eu não me atentei que o Estatuto da OAB não permite àqueles que compõem Mesa Diretora o exercício da advocacia, eu preferi continuar na militância da advocacia, eu estou renunciado ao cargo e indicando a deputada Lucy”, informou.

 

 

Fonte:GP1