Foto: Reprodução/WhatsApp

O vereador Venâncio Cardoso (PSDB) informou através de nota nas redes sociais, nesta sexta-feira (04), que desistiu do Projeto de Lei que trata sobre o uso de focinheira em animais de grande porte em locais públicos da capital.

“Venho informar que estou desistindo do projeto de lei que trata sobre o uso de focinheira em animais de grande porte em locais públicos”, disse

A proposta prevê obrigatoriedade do uso de coleiras e focinheira para animais com mais de 60 centímetros ou com peso acima de 20 quilos.

Vereador Venâncio Cardoso (PSDB) - Foto: Divulgação/CMT
Vereador Venâncio Cardoso (PSDB) – Foto: Divulgação/CMT

Venâncio disse que desde que a ideia foi anunciada, um debate profundo se iniciou nas redes sociais. “Compreendo todas as posições e respeito as opiniões diversas, por isso tomamos essa decisão”.

Quando o projeto foi anunciado, tutores e protetores de animais reagiram à iniciativa. Alguns foram completamente contra o projeto, outros defendem que a norma especifique quais raças devem usar focinheira, argumentando que, apesar do porte, cães de raças como Golden, Labrador e Pastor Alemão, têm temperamento mais dócil. E que o uso da focinheira poderia estressar e deixar os animais agitados.

O vereador disse ainda na nota, que não está cedendo às pressões. “Quem ocupa um cargo público representativo precisa saber lidar com essas questões. Não sinto vergonha em arquivar este PL, pois tenho muito trabalho proporcionado ao povo de Teresina”.

Um outdoor contra o projeto do vereador foi colocado próximo à Câmara Municipal de Teresina com a seguinte frase: “Não ao Projeto de Lei do vereador Venâncio, inimigo dos animais”.

“Com as informações do Meio Norte