.W.Dias

O governador Wellington Dias (PT) afirmou, durante entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (11/05), que se a ocupação dos leitos destinados a pacientes com Covid-19 passar dos 50%, irá apresentar Comitê de Organização Emergencial (COE) a proposta para decreto de ‘lockdown’ (fechamento total) nas áreas onde o isolamento não estiver sendo seguido como o ideal.

Serão considerados não só os leitos de Unidade de Terapia Intensiva, mas também leitos de estabilização e/ou com respiradores, nas redes pública e privada.

Até o momento, afirma W.Dias, a ocupação está em torno de 38%.

— Se a gente permanecer neste patamar, não há necessidade. A não ser que haja uma situação mais grave em algum município — explica o governador.

A dificuldade para ampliar a rede de atendimento aos pacientes com Covid-19, diz o governador, se dá pela dificuldade de adquirir novos respiradores, necessários para pacientes com quadro mais grave da doença.

O Piauí já iniciou diversos processo de compra destes equipamentos, mas a maioria foi frustrada pelos fornecedores. Por conta da alta procura no mercado mundial, os equipamentos também tiveram aumento nos preços, sendo cobrado valores abusivos que podem chegar a R$ 25 mil por um único respirador.

Outra preocupação é com o rápido crescimento no número de hospitalizações. Levando em conta projeções da Secretaria de Saúde, com base em dados de pesquisa sorológica realizada na última semana, em duas semanas, mais de 1 mil pessoas precisarão de leitos de UTI.

 

Fonte/180graus