Foto reprodução

Em live com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Wellington Dias (PT) anunciou que o Governo do Estado vai impetrar uma ação na Justiça para liberar 59 respiradores mecânicos retidos pelo Ministério da Saúde.

Segundo ele, sem os respiradores mecânicos o Piauí pode chegar ao colapso no combate à pandemia do Covid-19.

“O Piauí pode chegar  a um colapso, segundo o nosso Comitê de Combate à pandemia. É por isso, é que eu estou entrando na Justiça para liberar os respiradores”, declarou Wellington Dias.

Ele falou que faltou vacinas contra a gripe porque o Ministério da Saúde não liberou doses suficientes e não atingiram a meta de vacinação de 75% , o.que resultou em mortes no Piauí por H1N1. Wellington Dias disse ainda que o Piauí também não recebe do Ministério da Saúde testes para coronavírus na quantidade suficiente, que seria de 500 mil no estado.

“A gente fica pedindo aos outros Estados. O governador Flávio Dino (Maranhão) conseguiu alguns para a gente”, afirmou Wellington Dias.

Ele acha que no Piauí há subnotificação de casos do Covid-19 porque a Secretaria Estadual de Saúde informou  que são 31 casos, com cinco mortes. O governador disse ainda que acredita que o Piauí tenha 4 mil casos de coronavírus.

*Com as informações Meio Norte